Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade são áreas que unem os fragmentos florestais ou unidades de conservação separados por interferência humana, como por exemplo, estradas, agricultura, atividade madeireira.
O objetivo do corredor ecológico é permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. Ele reduz os efeitos da fragmentação dos ecossistemas ao promover a ligação entre diferentes áreas e permitir o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora. Esse trânsito permite a recolonização de áreas degradadas, em um movimento que de uma só vez concilia a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.
O CIRL esta unindo duas áreas remanescentes nas propriedades São José I e São José II através da recomposição da mata ciliar com objetivo de facilitar a circulação de animais silvestres.
A área possui aproximadamente 52,55 ha e já foi plantado aproximadamente 92.000 mudas de arvores nativas na região que envolve o corredor ecológico.
Resultados Esperados:
Maior cobertura vegetal
Proteção da ave e fauna
Melhoria na produção agrícola, pois as matas são abrigo de inimigos naturais e agentes polinizadores.
Ganho na diversificação de cadeia produtivas.