A manutenção das laterais do Córrego Maria Chica, no Parque Maria Chica, tem enfrentado desafios devido ao descarte irregular de resíduos por parte de moradores. Garrafas de vidro, restos de marmita, telhas e tijolos comprometem a segurança dos servidores responsáveis pela roçagem, além de dificultar o trabalho e prejudicar o meio ambiente. Quando atingidos pelas lâminas das roçadeiras, objetos como garrafas podem estilhaçar e causar acidentes, mesmo com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A situação foi verificada de perto pelo coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, Thiago Casella, que participou de uma ação de manutenção no local. Ele constatou que a prevenção de acidentes passa pela conscientização dos moradores sobre o descarte correto de resíduos. “O consórcio reforça a importância da colaboração da população para preservar o espaço público e a segurança dos trabalhadores, destacando que atitudes simples, como evitar despejar lixo nas laterais do córrego, podem fazer a diferença” ressalta o Coordenador do Consórcio Thiago Casella.
O consórcio segue empenhado em promover ações preventivas e educativas, garantindo que o local permaneça seguro e limpo para todos.