O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado está ativamente envolvido no Programa de Reflorestamento para Recomposição de Área de Preservação Permanente (APP), no módulo "Sensibilização", realizado em Gastão Vidgal no último dia 15 de fevereiro.
A capacitação concentra-se em oferecer conhecimentos essenciais sobre o funcionamento de Viveiros Florestais, desde o processo de germinação das sementes até a formação da muda. A participação da equipe do Consórcio visa a busca pela autonomia na produção de mudas no viveiro localizado em Penápolis, resultando em benefícios significativos para a região.
Thiago Casella, Coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, destacou: "Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a preservação ambiental, permitindo que tenhamos um papel mais ativo na produção sustentável de mudas e, consequentemente, na revitalização das áreas de preservação permanente."
Nesta primeira aula, a capacitação contou com a participação de Sérgio, Engenheiro Agrônomo, e Edson Almeida, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Thiago Casella ressaltou a importância dessas ações e afirmou: "Estamos alinhados com as melhores práticas para o reflorestamento, e isso se reflete na nossa busca por autonomia na produção de mudas."
Além disso, o Centro de Educação Ambiental do Daep, em colaboração com o Consórcio, está desenvolvendo programas para a produção de mudas, fortalecendo ainda mais os esforços conjuntos em prol da sustentabilidade e preservação ambiental.
Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.